quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dança: 2ª Aula

A D. na semana passada esteve doente e ontem foi dia para dar mais uns passinhos na nossa 2ª aula de dança. Desta vez já levei uns saltos equivalentes aos meus sapatinhos de noiva para ver como a coisa corria. E correu bem melhor! Senti-me mais ao nível do meu Homem e parecia que voava. Bem, o certo é que quase que voei mesmo. Já chegamos à parte da coreografia em que damos as voltinhas e fica tão lindo! 
Nós não nos vemos, claro, mas como o outro casal que está connosco tem uma música diferente (mas a coreografia é igual), ontem dançamos um de cada vez com a sua música para ver como corria. Está mesmo giro!
Estamos a sensivelmente 1min. e 20seg. da música e a seguir devemos fazer o mesmo mas em sentido inverso... Depois é aperfeiçoar até ao dia...
Hummm... está quase! 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Músicas Top 5

O nosso Carnaval foi para a tomada de decisões e hoje definimos, finalmente, as músicas para passar nos pontos altos da comemoração do nosso enlace...


Chegada à Quinta: Frank Sinatra – Can't take my eyes off you-mahmoud zico

Entrada do Salão: David Guetta feat Usher – Without You

Abertura do Baile: Céline Dion e Il Divo – I Believe In You

Corte do Bolo: Ana Carolina e Seu Jorge – É Isso Aí

Ramo: Beyoncé – Single Ladies (Put a Ring On It)

P.S.: Mais uma vez, um grande merci à minha Flor e ao seu J.

Leituras

Mais um dos pormenores que já decidimos. Só faltam os leitores... :)
Para que fique o registo...

(1ª Leitura)
Leitura do Livro do Génesis
Disse o Senhor Deus: “não é bom que o homem esteja só: vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”.
Então o Senhor Deus, depois de ter formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, conduziu-os até junto do homem, para ver como ele os chamaria, a fim de que todos os seres vivos fossem conhecidos pelo nome que o homem lhes disse.
O homem chamou pelos seus nomes todos os animais domésticos, todas as aves do céu, e todos os animais do campo. Mas não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.
Então o Senhor Deus fez descer sobre o homem um sono profundo e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma costela, fazendo crescer carne em seu lugar. Da costela do homem o Senhor Deus formou a mulher e apresentou-a ao homem.
Ao vê-la o homem exclamou: “Esta é realmente osso dos meus ossos e carne da minha carne. Chamar-se-á mulher, porque foi tirada do homem”.
Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne.
Palavra do Senhor

 (2ª Leitura)
Leitura da Epístola aos Efésios
Irmãos: Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo que nos amou e Se entregou por nós.
Maridos, amai as vossas mulheres como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de a santificar, purificando-a no Baptismo da água pela palavra de vida, para a apresentar a Si mesmo como Igreja cheia de glória, sem ruga nem mancha, mas santa e imaculada.
Assim, devem os maridos amar as suas mulheres, como a seus corpos. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Ninguém de facto odiou jamais o seu corpo, antes o alimenta e lhe presta cuidado, como Cristo à Igreja; porque nós somos membros do seu corpo.
Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua mulher e serão os dois uma só carne. É grande este mistério, digo-o em relação a Cristo e à Igreja.
Assim, portanto, cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo e a mulher respeite o marido.
Palavra do Senhor

 (Oração Universal)

Pelo N. e pela C., criados por Deus à sua imagem, para quem sejam felizes na mútua doação e mantenham sempre vivo o amor que os une, oremos irmãos.
  1. Pelo novo lar que eles hoje fundaram, para que os pobres que baterem à sua porta aí encontrem acolhimento e ajuda, oremos irmãos.
  2. Pelos seus pais, parentes e amigos e por todos os que aqui estão presentes, para que possam alegrar-se de os ver sempre felizes, oremos irmãos.
  3. Pelos maridos, para que respeitem as esposas, pelas esposas, para que respeitem os maridos, e nada os possa separar do amor de Cristo, oremos irmãos.
  4. Pelos membros das nossas famílias, que amaram a Cristo e já partiram deste mundo, para que o Senhor os receba no seu reino, oremos irmãos.

Repertório Casamento

Adoro música, adoro cantar...
Deixo a seguir a lista definitiva dos cânticos que o meu maravilhoso grupo de jovens vai interpretar no meu mariage.

Marcha p/ entrada do N.: Johann Pachelbel – Canon In D
Marcha p/ entrada da C.: Félix Mendelssohn-Bartholdy – "O sonho de uma noite de verão"
Entrada: Abriu-se a Manhã
Salmo: Sinto a Força
Aleluia: Aleluia (Cantai ao Senhor)
Bênção e Entrega das Alianças: Maria da Aliança
Ofertório: Dar Mais
Santo: Hossana/Glória
Pai Nosso: Pai Nosso (Sal da Terra)
Paz: Cordeiro de Deus, Dá-nos a Tua Paz Senhor
Comunhão: Pão do Céu
Acção de Graças: Consagração a Nossa Senhora
Final: Onde Deus Te Levar
Final da Final (a pedido do noivo): Pedacinho de Deus (versão GJ)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Prendas...

A prenda de casamento do mano mais velho já deve vir a caminho. :)
Vai ficar um miminho na minha sala!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mais uma voz que se perdeu...

Cada dia é uma incógnita. Nunca sabemos o que vai acontecer, desde o momento em que acordamos, abrimos uma janela, uma porta, quando saíamos à rua, até nos voltarmos a deitar.
Infelizmente, hoje, perdemos mais uma voz maravilhosa do mundo da música!
Podem acontecer milagres quando acreditamos que eles existem. Ela já não pode estar junto a nós, porque, o mais provável, foi não ter acreditado... em quê? Ficamos à espera de saber...
Deixo neste meu cantinho, para a grandiosa Whitney Houston, a sua esplêndida e explosiva actuação ao vivo com Mariah Carey e o tema "When You Believe"!


Descansa em paz Whitney!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Luz... camera... ação

A agenda desta semana está a ser cumprida, pelo menos no que toca ao wedding day, e ontem fomos à nossa fotógrafa, Sónia Gomes, combinar o dia para realizar o vídeo de solteiros: 10 de março, a partir das 13h30, num lugar onde não posso dizer agora.  :) Depois até podem achar que não é nada de especial. Mas para mim e para o N. tornou-se especial e faz todo o sentido... e, acima de tudo, é isso que importa! :)
Para já, garanto que não vai haver nada do tipo "telenovela mexicana". Tudo muito natural, o mais natural possível, tentando desviar o nosso olhar da camera de filmar, e ignorar os olhares das pessoas que, eventualmente, tenham curiosidade de perceber o que estamos a fazer.
Estou ansiosa! 
Agora tenho que decidir o que vestir, um pouquinho de maquilhagem, e pensar nalguns pormenores para as imagens transparecerem mais naturalidade.
Depois é só "luz, camera e ação!"

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dança: 1ª Aula

Ontem foi dia de ir à dança.
Uma mistura de valsa vienense com valsa inglesa é o que estamos a preparar. 
E eu que pensava que sabia dançar valsa, que supostamente tinha aprendido há uns 12 anos atrás. A D. disse "não! isso é a valsa um pouco para o abandalhado". Claro está que a menina já teve aulas de dança de salão e sabe do que fala e o que faz. A miúda tem uma queda para os movimentos! Fonix!
Bem, mas quanto à aula em si, correu muito bem. Pensei que íamos dar os passitos normais de uma valsa, mas a D. acrescentou mais qualquer coisa, que vai ficar tão bonito! :)
Já começamos a encaixar os passos na nossa música... tão lindaaaa!
Só espero que o meu dress não me atrapalhe muito...
Na próxima quarta-feira temos a segunda aula para aprender os restantes movimentos e depois é encaixar tudo e ensaiar, ensaiar, ensaiar...

Estamos quase a 2 meses do grande dia... 

Hoje vamos à fotógrafa definir uns pormenores... :)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Chiuuu...

Num destes dias mostrei à minha mãe a maioria dos cânticos que já escolhemos para o nosso casamento. Ela disse logo: "se o teu grupo cantar tão bem como no casamento do teu irmão vai ser um espetáculo." E vai, sem dúvida! 
Bom, mas não mostrei todos. Há um que deixei apenas para o dia. Vai ser especial.
A F. e o J. cantaram no próprio casamento. O cântico da paz,  "Onde Tu Estás!", ficou lindíssimo a duas vozes, que tanto se amam, e, de certa forma, acabou por se criar regra para os casais do grupo de jovens. :)
Em 2010, foi a vez da irmã e do cunhado do N., cantando "Ninguém Te Ama Como Eu", na bênção e entrega das alianças.
Para 2012, e para ser diferente, eu e o N. vamos cantar aquela a que chamam a oração do casal, o "Pai Nosso". 
A minha mãe pensa que nós não vamos cantar, porque (lá pensa ela) se nem em casa o N. canta, que fará no dia do próprio casamento. É surpresa para os convidados. Por isso, chiuuu!
Ora ouçam lá:


Que mimo...

Ontem, domingo, tal como estava planeado, fomos buscar a mobília do escritório antigo.
Tivemos direito a uma estante IKEA e a um armário que ficou um mimo no WC da nossa suite! 
Hoje estou com umas dores nos braços, por falta de ginástica, mas assim já deu para arrumar as caixas dos jogos de toalhas de banho que estavam no quarto vazio, ou quarto de hóspedes, como diz o meu futuro cunhado.
A nossa casa está a ficar composta! :) A minha irmã foi lá ontem pela primeira vez e adorou a sala, onde só falta a televisão.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Na próxima semana...

Para mim a próxima semana começa já amanhã.

Eu e o N. temos muitas coisas para preparar e o dia de amanhã vai começar pelo carregamento de uma das estantes e um dos armários que estão no escritório antigo e que o boss dividiu pelo pessoal da empresa. Vão ficar um mimo na nossa casa. Pelo menos para alguns arrumos vai dar jeito.
Na terça-feira vamos a Braga falar com a senhora das lembranças para as madames. À partida já estão escolhidas, é apenas para acertar uns pormenores e finalizar a encomenda.
Na quarta-feira é dia de bailarico, mas não é um bailarico qualquer. Eu e o N. vamos ter direito a umas aulas de dança semi-profissionais com uma menina da minha freguesia. Vamos sair de lá profissionais! Assim espero.  Já escolhemos a música para a abertura do baile, com a ajuda da Flor, claro, e a D. preparou uma dança para fazermos boa figura. :) O N. é do tipo pé de chumbo. Quando tenta dançar, não dança. Parece que cola os pés ao chão e as pernas fazem o movimento fletir, subir, fletir, subir...
Durante o resto da semana, vamos tentar passar na fotógrafa para definir o dia da sessão de fotos/filme de solteiros...
Está tudo encaminhado...


O Noivo

Finalmente! O noivo já tem fato. Ufa!
Passados 3 sábados à volta de roupa para o meu homem, hoje decidiu-se. Acabou por escolher o fato que mais gostou na primeira vez que fomos escolhê-lo. Eu também. Estava, realmente, parecido com um noivo!!! hihihihi
E ainda dizem que as mulheres são difíceis! Conseguiu demorar mais tempo a escolher o fato dele, do que eu o meu vestido. 
Mais um passo dado para o grande dia! :)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Também foi... há 5 anos

O ano 2007 teve de tudo, como já deu para reparar. E hoje, completam-se mais uns 5 anos... 
Como uma desgraça nunca vem só, oito dias depois do meu tio J. falecer,  chegou a vez do meu avô paterno... Desapareceu aos 72 anos, após ter passado 3 deles acamado.
Depois de um dia de aulas, cheguei a casa à hora de jantar e não encontrei ninguém em casa. Estranho! Pensei eu. Liguei de seguida à minha mãe a perguntar onde estava e ela muito baixinho respondeu-me: "estou na casa da tia Fátima. O avô faleceu hoje". Já não tive reacção. Se ainda restava alguma coisa para cair, deve ter caído. Já não havia lágrimas para derramar, porque nem sequer tive tempo de produzir umas novas! Já não havia mais dor para suportar...
O meu avô faleceu enquanto a minha tia o preparava para ir a uma consulta. Ao passar-lhe um toalhete na cara os olhos não voltaram a abrir. Sofreu durante 3 anos, mas acabou por falecer sem dor, sem aflição.
Lembro-me de toda a energia que ele tinha;
Lembro-me do amor que tinha pelo futebol;
Lembro-me de o ver inclinado em cima da masseira a ouvir o relato dos clubes da 2ª ou 3ª divisão;
Lembro-me de o ver andar com os pés de um lado para o outro enquanto via os jogos do F.C.P., sentado;
Lembro-me de lhe dar à boca um bolo de arroz no hospital, quando as mãos dele já mal abriam;
Lembro-me de ele ter estado ao mesmo tempo que o meu irmão no hospital;
Gostava de me lembrar de mais coisas, mas não convivi tempo suficiente que desse para criar mais recordações.
Descanse em paz avô.
Um beijinho da sua neta mais velha!

Lembrança de Tio

No seguimento do post do 5º aniversário do falecimento do meu tio, decidi escrever alguns acontecimentos que antecederam aquele trágico momento e que, dependendo da pessoa que os ler, poderá chamar-lhe coincidência ou, simplesmente, coisas do destino.
Antes disso, e muito rápido, este Homem fantástico casou com a minha tia A., irmã mais nova da minha mãe, quando eu tinha 2 anos, ou seja em 1989.
Pouco tempo depois do casamento, penso eu, o meu tio deu dinheiro à minha mãe para ela comprar um fio de ouro para mim. O dinheiro chegou para o fio e para uma medalhinha redonda com a inscrição "L.ça de Tio". Nunca pensei que viesse a servir tão cedo de lembrança por ele já não estar entre nós!
Passaram-se muitas situações antes das incertezas chegarem ao fim e ainda hoje os porquês não me saiem da cabeça: o porquê de fazer aquela brincadeira?; o porquê de festejar o aniversário de casamento naquele ano?; o porquê de dizer o que disse antes de ficar doente?;
Se alguém soubesse o que iria acontecer nos meses seguintes...
Em julho de 2006, no casamento dos meus primos F&C., numa bricadeira, o meu tio deitou-se no chão, fingindo-se de morto. Ninguém se lembrou daquela situação quando tivemos de escolher a roupa para o vestir, e acabamos por decidir pelo fato do último casamento em que ele esteve presente. O mesmo com que, ironicamente, tinha simulado o "estado da partida final". Isto é muito mau de descrever, não há palavras mais bonitas para descrever momentos tão tristes, mas já que optei por ir escrevendo algumas passagens da minha vida, esta, embora eternamente dolorosa, não podia deixar de estar aqui.
Em agosto de 2006, três meses e meio antes do tio J. ficar doente, ele e a minha tia decidiram festejar o aniversário de casamento com toda a família, coisa que nunca tinha acontecido antes. O 17º aniversário! Porquê!? Não era o 18º, nem o 25º! Então!? Pouco tempo depois do falecimento, muita gente se interrogou acerca disto. Dá-nos a ideia de que ele pressentiu o que veio a acontecer.
A última situação que se passou e que me faz ter ainda mais certeza de que há efetivamente coisas do destino, aconteceu sensivelmente em meados de novembro. Tive uma pequena chatice com a minha mãe, como muitas vezes, por coisas sem importância nenhuma e que me fazem ficar chateada, chorona (como sempre). O tio tinha ido dar a volta à carrinha para regressar a casa. Comigo da parte de fora do portão e ele dentro da carrinha, por ter percebido que eu estava chateada, disse ao N.: "trata bem destas meninas!" - a referir-se também à minha irmã que estava connosco.
Não sei bem o que senti naquele momento, mas ficou gravado.
Logo após a sua morte fixei aquela expressão no meu pensamento que daqui não saiu mais. Ele preocupava-se comigo, tinha orgulho em mim e aquele dia foi o último em que teve oportunidade de o demonstrar.
Apesar de ser meu tio por afinidade, o facto de eu frequentar a universidade deixava-o super orgulhoso e até andava em negociação com alguém conhecido para me arranjar um carro para as minhas deslocações a Barcelos.  Dizia ele: "eu vou-te arranjar um carro!".
Infelizmente não viveu tempo suficiente que lhe permitisse realizar aquele desejo, ver-me terminar o curso e arrajar trabalho, estar presente no meu grande dia!
Na altura em que ele faleceu fiquei muito revoltada com Deus, mas nunca deixei de assistir às missas do mês e ainda hoje lhe dedico cada Eucaristia a que assisto.
A mágoa continua aqui, mas quero acreditar que as pessoas que mais amamos e que têm partido para longe estejam a construir algo de bom que não foi possível realizar na Terra.
Onde quer que esteja, está sempre no nosso pensamento e coração e cada ano que passa, é mais um ano de saudade.
Gostava de voltar a vê-lo nos meus sonhos, tal como aconteceu uma única vez desde que partiu... vestido de branco a acenar para mim, para a Zá e para o Z.A.
Um grande beijo!