quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Olhos saudáveis

Não, não tenho olhos saudáveis! Desde pequena que uso óculos. Detetaram-me estrabismo aos 6 anos de idade, já com um risco muito elevado de ficar cega, e depois de ser operada aos 10 para, finalmente, centrar o olhito que não parava de se esconder atrás do nariz, continuei a usar as lunettes... 
0.75 dioptrias no olho esquerdo e 3 dioptrias no direito (o ex-estrábico), mais coisa menos coisa, era o que marcavam todos os exames que fui fazendo ao longo destes anos, principalmente, quando ia trocar de lentes.
Hoje fui ao oftalmologista e o sr. doutor disse-me que eu posso ser operada, novamente, a laser, de forma a que o olho direito passe a ter um valor de dioptrias o mais aproximado possível do olho esquerdo...  
Bem! Isto soou que nem uns passarinhos, principalmente quando ele disse que passaria a ter que usar óculos com menos frequência, ou pelo menos para computador e condução.
A quantia de 710,00€ resolve este meu problema de 18 anos! Acho que compensa e muito, mesmo que o meu seguro de saúde não cubra.
Talvez peça mais uma opinião para ter certeza de que devo fazer esta operação e a correr tudo bem, lá para setembro ou outubro marco, pois é altura de menos trabalho e posso tirar umas férias.

4 comentários:

  1. Tu? Ex-estrábica?
    Olha que isto foi uma grande novidade para mim!
    É que duvido muito que alguém olhe para ti como estás agora e adivinhe o que se passou nestes anos todos. :)
    A medicina é uma coisa fantástica, e se te sentirás melhor fazendo a cirurgia, acho que fazes lindamente.

    ResponderEliminar
  2. Tive que me conter para não me alagar de riso com a tua expressão! :)
    Sim, eu fui estrábica até aos 10 anos! Fui operada a laser em 1997 e correu tudo bem, voltou tudo ao devido lugar!
    Um dia mostro-te uma foto da minha primeira comunhão a chorar, porque a minha mãe me chamou à atenção para eu "pôr a vista direita" para a fotografia!
    Eu até conseguia voltar a colocá-la no centro, mas entrei logo em stress e comecei a chorar. :)
    Coisas de miúdas! :)

    ResponderEliminar
  3. ó pá, é destes casos assim que eu faço vénias à Medicina/Investigação e não choro o dinheiro investido nesta área. :))

    Eu tenho tido uns problemas com os meus olhitos, uso óculos desde os 19 anos (faculdade, quadros muito longeeeeee, anfiteatros e afins)e sou vesga ao ver ao longe.
    Na ultima infecção, a tal de há 1 ano atrás, o especialista que me viu disse-me que é preciso cuidar mais dos nossos olhos, que nem sempre lhe damos a devida atenção. E está coberto de razão. Prometi a mim mesma que a partir de agora vou tirar rímel e lápis com o soro fisiológico, hidratar esta zona tão sensível todas as noites, sem excepção. Com os erros aprendemos, e os olhos merecem todo o nosso respeito!

    Um grande beijinho, de uma vesga para uma pitosguinha! :))

    ResponderEliminar
  4. Isso! Se não somos nós a cuidar de nós próprias, quem é que o fará?
    Espero que "eu pitosguinha" passe a "eu mini-pitosguinha" daqui a alguns meses! :)
    Beijo

    ResponderEliminar